quarta-feira, 10 de junho de 2015

O dia das glórias

Hoje o dia foi de celebração, foi o dia de relembrar as glórias deste cantinho do mundo. Hoje dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, devemos todos de estar orgulhosos da história de Portugal e de todos aqueles que a ajudaram a construir. Penso que hoje é um dia de celebração, por essa mesma razão não tecerei nenhum comentário do ponto de vista crítico e de opinião em relação à política, mas sim um assinalar deste dia.
Hoje é sem dúvida, um dia em que relembramos os feitos portugueses, desde a batalha de Ourique até ao Portugal democrático de hoje. Quase 900 anos de história formam este povo lusitano, esta ocidental praia de barões assinalados. Passamos por tanto, passamos cabos das tormentas, crises, desavenças, guerras e conflitos. Mas nunca desistimos, nunca nos curvamos mesmo sobre o domínio dos vizinhos, fomos sempre uns resistentes!
Portugal é hoje um país de história, um país de cultura e tradições. Penso que todos sentem orgulho em dizer: eu sou português. Apesar de tudo o que passamos hoje temos sempre de nos lembrar que demos sempre a volta por cima, não será desta que cairemos, juntos conseguimos mais e melhor. O povo português e a alma lusitana conseguem mover montanhas. Neste dia não poderia deixar de partilhar um poema de outro grande poeta português, Fernando Pessoa, inscrita na sua obra “A mensagem”. Orgulhemo-nos hoje e sempre de ser portugueses, orgulhemos-mos da nossa força, mesmo que que parece que não há mais alguma. Deixo o poema e que viva Portugal!
O INFANTE
Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,
E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo.
Quem te sagrou criou-te português.
Do mar e nós em ti nos deu sinal.
Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário