sábado, 2 de janeiro de 2016

“Politica suja ou politica limpa-Grande questão” por Fábio Gomes da Cunha

Antes demais queria agradecer o convite do João, pois fui convidado para escrever um artigo para o seu blog, não poderia dizer que não, assim sendo estou aqui para dirigir um pensamento e algumas questões para pensarem um pouco.
O tema que escolhi para abrir o ano foi “Politica suja ou politica limpa - Grande questão”, pois Portugal brevemente terá um novo/a Presidente da República, ou seja, estamos perante eleições presidenciais. Natural que digam será que estamos mesmo?!  Sobre essa pergunta digo que sim, estamos de fato perante eleições presidenciais, no meu ponto de vista estas atuais eleições são extremamente importantes, pois vamos colocar fim ao famoso “ Cavaquismo”.
Questiono todos vocês sabem o que é o “ Cavaquismo” ? Ora bem o “ Cavaquismo” é um termo que se utiliza para nós referirmos aos atos de Cavaco Silva, já sabem à quantos anos temos esse senhor presente nas nossas vidas? Já o temos presente há 20 anos. JÁ CHEGA!
Temos que dar oportunidades aos atuais candidatos, sendo que alguns deles não deveriam ou não podem lá chegar. Com isto o que quero dizer é que o candidato mais bem posicionado é Marcelo Rebelo de Sousa, relembro que esse senhor irá tomar algumas decisões em conjunto com Cavaco Silva, decisões essas que foram, são e serão prejudiciais para Portugal.  No tempo que vivemos devíamos dar oportunidade de mudança, termos um presidente de esquerda, sendo que na esquerda temos vários partidos…
Mas indo de acordo ao meu tema principal, na politica não vale tudo!
Gostavam de ser humilhados ou fazerem uma campanha negra conta vocês? Pois bem podem-me responder: “Se não queres ouvir isso, não te metas na política” ou “ Se não tiveres nada que temer continua”, ora pegando neste aspeto acho que qualquer candidato deve manter o máximo de tranquilidade e acabar com os seus inimigos com ironia, ou ignorar o que lhe dizem e não darem importância ao caso. Isto sim é POLITICA LIMPA E JUSTA! Não devemos insultar os adversários, pois podemos cair no erro de fazer coligação, sendo que em presidenciais é impossível.  Já agora como reagem ao fato das coligações? Pois do meu ponto de vista é bom num certo sentido, SAIR DA CRISE, de resto acho que perdemos a credibilidade perante o Povo Português, julgo que estes resultados deverão ser bem analisados …Pois se os partidos de esquerda não ganharem, algo de grave se passa, poderá ser esta coligação essa causa?
Sobre POLITICA SUJA, porque devemos apontar os dedos aos outros? Pois todos nós ao apontar dedos temos logo 3 apontados para nós mesmos, devemos acabar com esses boatos em frente as televisões. Pois como toda gente sabe na comunicação só dizem o que querem, e como querem, ou seja “se me apetecer falo bem de ti, senão faço-te a folha”. Mas neste ponto iríamos entrar noutro ponto, “comercio de informação”, principalmente com segredos de justiça.
Em suma espero ter um PRESIDENTE PRESENTE! Que seja o potencial de Portugal e que o consiga projetar ao nível nacional e internacional, devemos ter um Portugal competitivo e atrativo no que se refere aos investidos e não só. Devemos inovar e dar oportunidade de se fazer, e fazer bem. 
Em jeito de despedida fica uma questão será que nestes últimos 20 anos, vivemos em democracia ou ditadura?  Hoje obtive uma boa resposta para isto, vivemos numa “democracia limitada”, assim sendo, devemos colocar um PONTO FINAL nesta ideologia de empobrecimento da direita e dar oportunidade aos de esquerda, pois tendo um governo de esquerda e um presidente de esquerda temos todos os elementos para levar Portugal onde quisermos.
Pois nós já fomos conquistadores, atualmente estamos a ser conquistados.
Espero que tenham gostado deste pequeno artigo, como foi o primeiro não deverá estar grande coisa, mas foi o que se arranjou.
Desde já desejo a todos os leitores desde blog, um excelente Ano Novo, cheio de esperança e de mudanças.


Fábio Gomes da Cunha

20 anos, distrito de Vila Real , concelho de Alijó, freguesia de Favaios ( recomenda uma visita)
Formação profissional na área do Turismo
Futuro militante no Partido Socialista e Juventude Socialista
Membro do Corpo Nacional de Escutas
Membro do grupo de teatro e cantares de Favaios
Blog- http://discoveralijo.blogspot.pt/










2 comentários:

  1. Olá Fábio! (Espero que não me leves a mal que te trate assim).
    Eu sei que este é o teu primeiro artigo e que, como tu fizeste questão de nos dizer, foi o que se pode arranjar. Mas tenho sinceramente que te dizer que, sendo de direita, e portanto do campo oposto ao que defendes, gosto de tudo o que escreveste. Em primeiro lugar a descrição fantástica que fazes do que é o "Cavaquismo", depois o pormenor de mutilares a gramática portuguesa como se tivesses deixado de estudar na segunda classe, como aliás convém a qualquer homem de esquerda que se preze, são tantas as passagens dignas de nota no teu texto que se me afigura quase impossível escolher uma para destacar.
    No entanto, Fábio, e só porque acho que mereces, com muito esforço lá consegui decidir-me e escolher a minha parte favorita deste texto. É a parte em que dizes ser "Futuro militante no Partido Socialista e Juventude Socialista". Não posso negar que me intriga a razão pela qual não és actual mas antes futuro militante. Gostaria muito que abordasses isso num próximo texto. Dito isto queria apenas dizer-te que se eventualmente for uma questão de falta de dinheiro para pagar as cotas eu terei todo o gosto em oferecer-tas (e já agora, uma gramática da língua portuguesa também).
    Termino desejando-te também a ti um ano cheio de esperanças e principalmente de mudanças.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro/ a Anónimo/a
      Apreciei bastante o comentário que me dirigiu, mas essa tentativa de me denegri falhou.
      Admitido que gosto de dar protagonismo que o merece, lamento, mas você não usufruirá desse contentamento, pois comentários como o seu não provocam nenhum impacto na minha opinião.
      Dou-lhe como conselho expor-se, não se esconda atrás do anonimato! Pois acho essas atitudes medíocres para alguém que se digna de Direita, ou melhor dito, acho um enorme ato de cobardia e de mau gosto e até mesmo uma pequena inveja. Pois bem, entendo que queira algum ego ou até mesmo algum mediatismo, mas como referido anteriormente não terá essa pequena oportunidade.
      Evidenciou um ponto ótimo “ mutilação da gramática”, assim sendo, eu até via os comentários do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa para ficar com mais alguma cultura e um basto vocabulário, mas parece que não sortiu o efeito que eu esperava. Mas aceito uma gramática, e você terá que se habituar ao A.O ( Acordo Ortográfico), pois uma pessoa que se preze pela gramática terá que se adaptar seja em que circunstância for, lamento mais isso ainda não acontece consigo.
      Relativamente ao fato da minha militância, só a mim me diz respeito, sendo que abordou o fator económico, caro/a anónimo/a não se inquiete pois consigo pagar essas ditas cotas, sem qualquer problema. Deixo-lhe como inspiração enviar gramáticas para os novos militantes de todos os partidos, pois assim provavelmente iremos compreender melhor as campanhas da Direita. Outra proposta é o dito dinheiro que me emprestava, ofereça para uma Associação de caracter social que passe por necessidades.
      Em forma de despedida deixo-lhe mais umas propostas para começar em BEM o NOVO ANO:
      - Não se esconda atrás do anonimato, pois “ se não temes não deves”;
      - Faça mais comentários construtivos, pois só assim terá o seu ego em alta e o merecido protagonismo;
      - Por último e não menos relevante “ Reduza-se à sua insignificância!”
      Creio que aceite bem estas propostas, pois ainda vai a tempo de mudar.

      Bom trabalho!

      Eliminar